Saltar para o conteúdo

Hyundai constrói carro que pode ir a qualquer lugar

Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate (UMV), da divisão CRADLE, é o novo carro com “pernas” da Hyundai que foi apresentado na CES 2019. A engenhoca ultramoderna consegue subir escadas e percorrer os caminhos mais acidentados.

A Hyundai continua a trilhar o seu caminho de tendência para a sofisticação e para o futurismo com o novo Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate, uma máquina que poderá ser extremamente útil para além de alegrar os olhos dos amantes de tecnologia de última geração. Podemos certamente prever que este carro saído de um filme de ficção científica será utilizado no resgate de seres humanos em eventos de desastres naturais, como terramotos, avalanches ou quedas de pontes.

Atualmente as autoridades têm certos problemas em locais de tragédia, mais propriamente no que diz respeito ao transporte de médicos, enfermeiros ou bombeiros em terrenos acidentados ou repletos de destroços. Depois de um terramoto poderoso, por exemplo, as estradas ficam intransitáveis e muitas vidas se perdem na longa e angustiante espera por ajuda médica. A pensar nessas situações, a Hyundai resolveu construir este veículo.

O Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate é muito parecido com os veículos que a NASA faz circular pelos terrenos do planeta Marte, mas com o ponto positivo de ser muito mais leve, dado estar desprovido de aparelhos científicos de estudo. A nova máquina da Hyundai é capaz de gatinhar, escalar obstáculos ou simplesmente passar por cima deles. Isto é possível porque as “pernas” do UMV são articuláveis e extensíveis, e cada roda tem o seu próprio motor para evitar que o carro se imobilize caso uma ou duas delas não tenham tração.

Caso seja necessário, o veículo consegue recolher as rodas e, como por magia, caminhar pelos detritos com a ajuda das suas versáteis e longas “pernas”. Depois, em terrenos mais suaves, poderá recolher estas últimas e voltar a utilizar as rodas. Em caso de uma avalanche, a opção de caminhar será bastante útil para salvar vidas.

Esta maravilha da Hyundai será a primeira de muitas, funcionando como uma espécie de protótipo. A gigante sul-coreana pretende desenvolver cada vez mais este conceito para colmatar erros e aperfeiçoar a nobre arte de ajudar pessoas em situações de risco de vida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.