Saltar para o conteúdo

Diferença entre realidade virtual, aumentada e mista

O conceito de realidade virtual já pode ser difícil de entender para algumas pessoas, mas quando juntamos à conversa a realidade aumentada e a realidade mista, torna-se ainda mais confuso para leigos na matéria. Mas a diferença entre estas três realidades é bastante simples de entender.

Basicamente, a realidade virtual é uma total substituição da realidade física; a realidade aumentada é a sobreposição de elementos digitais no mundo físico, mas o observador não consegue interagir com essas sobreposições virtuais; e a realidade mista é quando se torna possível interagir com os elementos digitais que estão sobrepostos no mundo físico, sendo que esta última tecnologia ainda se encontra no seu início.

A realidade virtual (VR) praticamente bloqueia o mundo físico, trata-se de um mergulho numa experiência sensorial independente da realidade quotidiana. Dispositivos como o Gear VR da Samsung, o Oculus Rift do Facebook ou o Google Cardboard, transportam os utilizadores para uma realidade distinta do mundo físico, uma realidade inteiramente imaginária.

A realidade aumentada (AR) adiciona objetos tridimensionais ao mundo físico. Um exemplo famoso é o jogo Pokémon Go, que projeta a imagem virtual de criaturas minúsculas no ambiente físico circundante. O Google Glass, que fornece dados e informações visuais digitalizadas acima do campo de visão do utilizador, também é um exemplo de realidade aumentada. No entanto, na realidade aumentada, o utilizador não consegue interagir com esses elementos digitais, apenas os observa.

A realidade mista (MR) é diferente, o utilizador já consegue interagir com os elementos digitais, da mesma forma que interage com os objetos físicos. O dispositivo HoloLens da Microsoft, que lidera no campo da realidade mista, trabalha com hologramas e permite que o usuário interaja com os mesmos de forma surpreendente. O futuro passa pela MR no que diz respeito a todo o campo da realidade virtual.

Atualmente estas três realidades proporcionam principalmente entretenimento às pessoas, mas as suas aplicações poderão ser muito mais amplas dentro de alguns anos. Estes dispositivos de última geração poderão ser utilizados também para áreas mais fundamentais, dentro das ciências sociais e humanidades.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.