Saltar para o conteúdo

Windows 10 Mobile deixa de receber suporte oficial em 2019

A Microsoft anunciou esta semana que o Windows 10 Mobile deixará de receber suporte oficial a partir de 10 de dezembro de 2019. A medida não é de todo surpreendente, dado que essa informação já contava na documentação do programa desde o início.

Todos os dispositivos que utilizam o sistema operativo Windows 10 Mobile deixarão de receber suporte por parte da Microsoft, pelo que a gigante norte-americana recomenda aos utilizadores do seu programa que passem a usar o Android ou o iOS. Esta recomendação da empresa fundada por Bill Gates sim, é surpreendente, embora dotada de um grande respeito pelos seus consumidores.

A empresa informou no seu site que os aparelhos que ainda utilizam o sistema operativo Windows 10 Mobile “não estarão mais qualificados a receber novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções de suporte assistido gratuito ou atualizações de conteúdo técnico online da Microsoft gratuitamente”.

No entanto, a Microsoft também informa que o suporte técnico por terceiros ao programa pode continuar, mas que a empresa “não fornecerá atualizações ou patches para o Windows 10 Mobile publicamente”. Isto significa, em bom português, que a gigante irá abandonar definitivamente o sistema operativo, não se responsabilizando mais por futuras falhas do mesmo, o que levará certamente ao seu abandono por parte de praticamente quase todos os utilizadores que o usam nos seus dispositivos.

Importa referir que o Windows 10 Mobile continuará a ter suporte para certas funcionalidades, como para criação automática ou manual de novos backups para configurações e algumas aplicações até ao dia 10 de março de 2020. Uploads de fotos e restauração de backup permanecerão disponíveis por mais tempo – até 10 de dezembro de 2020.

O Digital Wave recomenda que mude de dispositivo até 10 de dezembro deste ano, porque apesar de os aparelhos que utilizam o Windows 10 Mobile continuarem a funcionar normalmente após essa data, o perigo de os usar sem qualquer suporte oficial de segurança é muito elevado. O velho ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar adequa-se perfeitamente nesta situação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.