Saltar para o conteúdo

Cientistas criam impressora 3D que utiliza a luz para imprimir

Já existe uma impressora 3D que consegue transformar materiais gelatinosos em objetos tridimensionais que são macios e não rígidos. A proeza foi conseguida por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A máquina chama-se “A Replicadora”.

Parece saída do filme “Star Trek” a impressora 3D que funciona a luz, criada por cientistas da reputada Universidade da Califórnia. O nome que deram ao aparelho invoca essa película: The Replicator (“A Replicadora”).

Esta impressora, que por enquanto é apenas um protótipo, utiliza a luz emitida por um projetor de vídeo digital. A luz é canalizada em feixes super-poderosos que “colam” o material gelatinoso, acabando por gerar um objeto tridimensional que é macio e não totalmente rígido como acontece com as impressoras 3D que foram criadas até agora.

O material gelatinoso com que os cientistas norte-americanos estão a trabalhar é uma resina composta por moléculas fotossensíveis e por oxigénio dissolvido. Estas substâncias são alteradas quando os feixes de luz incidem sobre elas. Esta resina é tão impressionante que basta até mergulhar objetos nela para se criarem réplicas tridimensionais, embora a impressora faça esse trabalho sem ser necessário o utilizador “sujar as mãos”.

Por enquanto a impressora 3D a luz só consegue replicar objetos que têm até 10 centímetros de diâmetro, mas os cientistas trabalham no propósito de aumentar a escala daquilo que a máquina consegue imprimir. Importa referir que o trabalho de impressão deste aparelho revolucionário não deixa resíduos e todos os materiais que são replicados são recicláveis.

No futuro este dispositivo poderá ser utilizado na medicina, e essa será a sua maior aplicação. Mas por agora ele só serve para imprimir pequenos objetos, como uma réplica da escultura O Pensador, de Auguste Rodin, que os cientistas que criaram a máquina utilizaram para apresentar a impressora à comunidade científica e ao público.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.