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Empresas gastam mais de 1 milhão de dólares em limpeza após um ciberataque

Uma pesquisa realizada pela Radware descobriu que as empresas gastam, em média, cerca de 1 milhão de dólares em limpeza depois de um ciberataque. Foram centenas de profissionais em tecnologia da informação que chegaram a essa estimativa.

Um ciberataque pode causar muitos danos a uma empresa e os mesmos continuam na limpeza, só que desta vez nos bolsos. Uma investigação efetuada pela Radware, que consultou 790 executivos em tecnologia da informação, chegou à conclusão que cada ciberataque custa 1,67 milhões de dólares em limpeza.

A provedora de serviços de balanceamento de carga e segurança cibernética fez um relatório sobre as suas conclusões aos ataques cibernéticos onde se pode ler o seguinte: “perdas monetárias quantificáveis podem ser diretamente vinculadas ao resultado de ataques cibernéticos em perda de receita, despesas orçamentárias inesperadas e quedas nos valores das ações. Repercussões prolongadas são mais prováveis de surgir como resultado de experiências negativas do cliente, danos à reputação da marca e perda de clientes”.

Os profissionais em TI consultados afirmam que os ataques cibernéticos produzem bastantes impactos que divergem em gravidade, mas o principal impacto é na perda de receita e produtividade (54%). A perda de informações consideradas importantes também geram preocupação (35%).

Quanto aos danos provocados pelos ciberataques, cerca de 78% dos clientes das empresas sofrem uma diminuição da qualidade dos serviços prestados, sendo que a interrupção completa dos serviços ocorre em 45% dos casos.

A Radware preocupa-se especialmente com a relação de confiança entre empresas e clientes, que fica bastante afetada após um ciberataque. A empresa especializada em segurança cibernética afirma no relatório que “embora os agentes de ameaças tenham que ser bem sucedidos apenas uma vez, as organizações devem ter sucesso na mitigação de ataques 100% do tempo. Um ataque cibernético que resulta em interrupção do serviço ou uma violação pode ter impactos comerciais devastadores. Em ambos os casos, você fica com uma erosão de confiança entre uma marca e seu público”.

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