Saltar para o conteúdo

Rússia testa hipótese de ficar offline

O maior país do mundo pretende ficar desconectado da Internet global e passar a ter uma rede interna. Os testes já começaram e a Rússia, muito brevemente, poderá ficar offline.

A notícia foi avançada pela BBC e pelo jornal do país dos czares RosBiznesKonsalting. A Rússia está a testar se é possível abandonar a rede mundial de Internet e criar uma rede interna. Caso isso venha a suceder, a nação liderada por Putin ficaria isolada do resto do mundo e poderia abrir um precedente que certamente seria seguido por outros países.

A China já tem o seu próprio “grande firewall” e a Rússia quer seguir os passos da sua aliada. Segundo as autoridades russas, o propósito da rede interna seria proteger o país de ataques cibernéticos, mas com toda a certeza, tal como apontado pela BBC, o objetivo é isolar a nação e os seus utilizadores para que seja mais fácil a implantação de um “Big Brother” online.

A Rússia tem vindo nos últimos anos a criar bastante legislação que controlam o acesso à Internet por parte dos seus cidadãos. Leis de censura e controle de dados já foram implementadas e o objetivo passa agora por substituir o sistema de DNS global por um sistema interno que só funcione na Rússia e que esteja absolutamente protegido de ataques cibernéticos do exterior.

O órgão de comunicação russo RosBiznesKonsalting adianta que Vladimir Putin está a favor dos testes que estão a ser realizados e já deu um parecer favorável sobre a criação de uma rede interna às operadoras, que poderão se desconectar da rede global de Internet a qualquer momento.

Depois da China, que parecia um caso isolado, a Rússia poderá agora abrir um precedente sobre esta matéria a todos os outros países do mundo, que passarão a achar normal que o seu território fique offline e, dessa forma, isolado do resto do planeta, pelo menos no que à Internet diz respeito.

Categorias

Notícias

Etiquetas

, ,

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.