Saltar para o conteúdo

MWC Dia 01 – hands-on

Acabadas as apresentações iniciais, fomos para o show floor da feira conhecer bem de perto os melhores produtos apresentados.

Nokia 9 PureView

Um dos pontos altos do domingo foi após tanto tempo ter a oportunidade de ficar a conhecer a nova prova de conceito da Nokia. Como referido pela própria marca, não se trata de um flagship nem de modelo de produção em larga escala.

Nokia 9 é um protótipo que vai ser comercializado

Isto é importante exactamente pelo facto de que está a ser difícil para toda a gente perceber o propósito do tal smartphone com 5 câmaras. Contudo, o preço fica abaixo dos flagships que vimos durante o ano passado e claro deste ano. Digo isto porque o processador abordo é o Snapdragon 845 em vez do 855 e mesmo que a Qualcomm diga que é o smartphone que tira perto do potencial máximo do processador é complicado dizer que não seria melhor ter o 855.

Mergulhando um bocado mais fundo no tema do processador, é compreensível que tal complexidade tenha demorado tanto tempo a concretizar. Tendo em conta que o 845 apenas tem suporte para 3 câmaras, percebe-se que algo de mais complexo foi dedicado a este smartphone para que apenas o processamento das 5 câmaras seja de todo possível.

Assim, os parceiros da “Light”, empresa que tem por base um conceito de múltiplos sensores para atingir uma elevada qualidade de imagem, tiveram de trazer o seu processador especial em adição ao Snapdragon 845 e, como se não chegasse, o processamento é de tal forma exigente que até à GPU a Nokia teve de ir buscar recursos para conseguir processar a captura das 5 imagens ao mesmo tempo. Para além disto, temos ainda de referir que a ZEISS veio também dar o seu toque na qualidade das lentes para que o resultado seja o melhor possível.

Queres mais um detalhe?

Como referi num comentário no Instagram do Digital Wave, tantas lentes têm de servir para alguma coisa que não só a melhoria da qualidade global da foto. Como sabes, com a introdução da câmara dupla, maior parte das fabricantes justificaram que se tratava de um sensor de profundidade. Isto ainda hoje é real, mas agora imagina que tens 5 câmaras a captar ângulos diferentes. O resultado são não 5, não 10, mas sim 1200 pontos focais dentro de uma só foto! Queres mais ainda? O formato de gravação será (opcionalmente) RAW, que significa uma imagem sem compressão e sem perdas de informação de luz e de focos, que te permitirá editar muito para lá do Snapseed, para território profissional de fotografia.

Nokia 9 com o branding Android One

Mas e o resto?

Nada falta neste Nokia 9 PureView. Para além dos 5x 12MP f/1.8 (três monocromáticos e dois a cores) vais ter um processador topo de gama (do ano passado mas esforçado à sua máxima capacidade), 6GB de RAM, 128GB de armazenamento, Android One, um ecrã OLED QHD de 5,99 polegadas com sensor de impressão digital integrado, certificação IP67, carregamento sem fios e uma bateria de 3300mAh. Tudo isto por apenas 699€ e o design excelente vem logo deste a caixa.

Esteticamente faz-me lembrar o LG G6 e infelizmente no que toca ao processador também… Se comprava, sim mas nunca como smartphone principal. Considero-o um smartphone de coleção para quem se pode dar a esse luxo. A cor azul dá-lhe um toque especial e uma vez que não o vais poder usar com capa de protecção não será um smartphone ideal para trazeres contigo no dia-a-dia, a não ser que a versatilidade das câmaras no que toca à edição de fotografias sejam um prioridade para ti.

Fica atento para veres e ouvires o nosso hands-on em Barcelona feito pelo Toni Vicente, com o Lucas Sampaio atrás da câmara e o André Fonseca na direcção. Esta que leste agora é a minha opinião, veremos o que eles têm a dizer.

LG espanta mas não encanta

Mais duas propostas solidas da marca coreana, mas infelizmente falta saber se ainda há alguém que queira saber…

LG V50 ThinQ 5G

Mais um hands-on que a equipa teve no terreno hoje foi no stand da LG com os dois novos equipamentos, o G8 ThinQ e o V50 ThinQ 5G. Em breve poderás ver todos estes em video no YouTube da Digital Wave, fica atento!

LG V50 ThinQ 5G

Como podes ler no próprio nome, o V50 será a aposta 5G da marca coreana através da sua parceria com a Qualcomm integrando o modem X50 no seu próximo flagship ao lado do Snapdragon 855 e 6GB de RAM.

Para além do 5G a LG reservou ainda mais um truque especial para este V50. Nas costas do equipamento irás encontrar na parte inferior três pontos dourados que são a ligação especial para o seu acessório proprietário que tem como aspecto uma capa de proteção mas que é de facto um ecrã secundário na parte interior, dotando do V50 de dois ecrãs quando aplicada.

O objectivo da LG foi muito claro com esta adição: multimédia. Isto tem por base uma primeira fase de adoção do 5G que apenas será útil para elevar as experiências que já temos hoje. Contudo, os seus produtos no futuro serão diferentes à medida que a criação e tipo de conteúdo for mudando com as potencialidades criadas pelo 5G. Em suma, não foi nesta MWC que se dedicaram a criar uma nova visão para a geração de produtos que se segue, mas garante que os seus equipamentos irão adaptar-se de acordo com as surpresas do futuro.

Quanto ao restante smartphone poucas são as coisas que faltam neste V50. Continuamos a ver o sensor de impressões digitais na traseira do equipamento em vez de embutido no display e ‘apenas’ Gorila Glass 5. De resto, podes e deves contar com o melhor no mercado deste momento:

  • Snapdragon 855 + X50
  • 6GB de RAM
  • 128GB de armazenamento
  • Android 9.0
  • Ecrã P.OLED QHD de 6.4 polegadas
  • Jack de 3,5mm com QuadDAC
  • Dolbi Atmos
  • Micro SD até 512GB
  • Bluetooth 5.0
  • Tripla camara com 12MP principal; 12MP telephoto e 16MP ultra-wide
  • Camaras selfie de 8MP e 5MP wide
  • USB type C
  • Bateria de 4000mAh e carregamento sem fios de 10W.

LG G8 ThinQ

As inovações para 2019 ficaram guardadas para o irmão mais novo

LG G8 ThinQ

Ansiosos por ver algo de novo da LG a apresentação ganhou energia quando se começaram a apresentar quais seriam de facto as novidades da LG para 2019. Contudo não podemos dizer que sejam o que queríamos, ou precisávamos de ver da LG. Tem em conta que todas estas inovações da LG são difíceis de traduzir por palavras e deves mesmo ficar atento às imagens e vídeos que a equipa te vai trazer nos próximos dias no YouTube da Digital Wave.

Como a LG começou por anunciar, há agora dois novos métodos de desbloqueio no G8, que nos abrigam a questionar a presença do sensor de impressões digitais na traseira do equipamento. Um deles é capaz de reconhecer as tuas veias!

Se um dos destes dois novos métodos de desbloqueio vai no mesmo sentido do que já vimos com a Apple no mapeamento 3D da face, a tecnologia em si é diferente e tem por base o que chamam de Z câmara. Em suma, é uma câmara que faz o mapeamento 3D da face do utilizador e através de um processador dedicado, reconhece a cara do utilizador e desbloqueia o equipamento. Para além disto, esta Z câmara vai ainda auxiliar na navegação do próprio OS que pode agora ser feito sem sequer tocar no ecrã.

O segundo método de desbloqueio é um bocado mais impressionante. Este é capaz de reconhecer as veias da mão e punho do utilizador para conseguir um desbloqueio ainda mais seguro do equipamento. Trata-se de uma precisão de 1 para 1 bilião. Para usar este método, basta colocar o punho no ar à frente do smartphone e ele desbloqueia.

Tudo isto só faz sentido quando pensamos que este smartphone é feito para ser navegado sem mãos, que em si é algo estranho para um smartphone. Contudo estas novas tecnologias poderão ter um elevado potencial para outros produtos, como televisões e outros produtos IoT.

De resto poderás encontrar tudo o que procuras num smartphone topo de gama, bem como no V50 ThinQ:

  • Snapdragon 855
  • 6GB de RAM
  • 128GB de armazenamento
  • Android 9.0
  • Ecrã P.OLED QHD de 6.1 polegadas
  • Jack de 3,5mm com QuadDAC
  • Dolbi Atmos & Dolbi Vision
  • Micro SD até 512GB
  • Bluetooth 5.0
  • Tripla camara com 12MP principal; 12MP telephoto e 16MP ultra-wide
  • Camaras selfie de 8MP mais Z camera
  • USB type C
  • Bateria de 3500mAh e carregamento sem fios de 10W

Estas são as principais novidades do primeiro de feira. Há ainda mais coisas para explorar na MWC e fica atento para ficares a par de todas as novidades que a equipa te vai trazer. Não te esqueças de nos seguir no Instagram para teres a oportunidade de falar connosco em direto e fazeres as perguntas que queres ver respondidas.

Categorias

Notícias

Etiquetas

, ,

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.