Saltar para o conteúdo

Tech Semanário: a tecnologia ajuda a salvar vidas e a Intel anuncia Core i9

Esta semana, o Facebook volta a estar debaixo de fogo! A empresa alega desconhecer as práticas efetuadas pela Cambridge Analytica, antes da exposição mediática realizada pelo jornal The Guardian. Uma troca de e-mails entre altos quadros da empresa Facebook comprovaram o contrário!

Anualmente, cerca de 35 mil portugueses morrem por doenças cardiovasculares. Aliás, representa um terço de toda a mortalidade da população. Para ajudar a combater este problema, o Instituto de Tecnologia de Rochester desenvolveu uma solução tecnológica: uma tampa de sanita inteligente. “Este sistema estará numa posição única para captar dados de tendências em casa que antes eram inatingíveis”, lê-se na revista JMIR Mhealth Uhealth.

Outro grupo de investigadores dedicou especial atenção ao cheiro da doença Parkinson. Também com a ajuda da tecnologia e, após vários anos de trabalhos, os cientistas conseguem detetar precocemente as doenças. “Agora provamos a base molecular para o odor único associado ao mal de Parkinson, queremos transformá-lo num teste. Isso pode ter um impacto enorme não só para o diagnóstico precoce e conclusivo, mas também para ajudar os pacientes a vigiar o efeito da terapia. Esperamos aplicar isso a grupos de pacientes em risco para ver se podemos diagnosticar sintomas pré-motores e ajudar com potenciais tratamentos.”, explica Perdita Barran, cientista da Universidade de Manchester. Com recurso à tecnologia, achas que conseguimos salvar mais vidas?

A Intel aproveitou a Game Developers Conference para anunciar a nova geração de processadores móveis Intel Core i9. Até ao momento, sabe-se que os chips vão suportar memórias Intel Optane, Wi-Fi 6 AX200 e conetividade Thunderbolt 3. Estima-se que a Intel disponibilize a nova geração de chips móveis a partir do 2º trimestre deste ano. Sabes quem é o público alvo? Gamers!

Tanto o Android como o iOS são sistemas operativos que podem ser controlados por gestos, abandonando os botões físicos. Agora, a Google também quer ir mais longe e trouxe ao Chrome para Android uma novidade: o browser também já pode ser controlado por gestos. Ativa esta opção e aproveita interação máximo!

A empresa Present Technologies disponibilizou a aplicação SCOM que te permite utilizar todas as funcionalidades do cartão de cidadão com garantia total de segurança e confiança. “Esta solução vem complementar a solução Chave Móvel Digital (CMD) disponibilizada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), adicionando mais robustez e segurança ao processo de assinatura digital de documentos, pois obriga sempre à presença física do cartão aquando da assinatura de documentos, e a assinatura é efectuada na máquina virtual do chip do cartão, e não na cloud”, explica o CEO, Victor Batista. E sabes qual é a melhor parte da aplicação? Encontra-se em conformidade com o Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.