Saltar para o conteúdo

FBI confisca mais US$ 4,5 milhões em criptomoedas na dark web

Uma rede de venda de narcóticos foi desmantelada na dark web pelo FBI. Mais de 4,5 milhões de dólares em criptomoedas foram confiscadas, para além de drogas, armas de fogo, dinheiro vivo e ouro. Cerca de 60 indivíduos foram detidos.

Uma operação do FBI para desmantelar uma rede de venda de drogas na dark web atingiu plenamente os seus objetivos, anunciou a autoridade federal norte-americana. Mais de US$ 4,5 milhões em criptomoedas foram apreendidos e 61 sujeitos envolvidos no negócio ilícito foram detidos.

A operação policial, apelidada SaboTor, que foi liderada por membros da J-CODE (Joint Criminal Opioid and Darknet Enforcement), conseguiu eliminar cerca de 50 contas que eram utilizadas para a venda de drogas. O FBI confiscou, para além dos 4,5 milhões de dólares em criptomoedas, cerca de 300 quilos de narcóticos, mais de 2 milhões de dólares em dinheiro vivo, 40 mil dólares em ouro e 51 armas de fogo. Resta saber qual o tipo de criptomoeda que foi confiscado, dado que a agência federal norte-americana não divulgou essa informação.

A identificação da rede e consequentes detenções e apreensões aconteceram no espaço de dois meses, entre 11 de janeiro e 12 de março, numa operação que penetrou na dark web, que é a parte mais negra da deep web. Para além do FBI, a DEA, a Segurança Nacional e a Proteção de Fronteiras também ajudaram neste movimento que colocou um ponto final numa organização criminosa.

No rescaldo da operação SaboTor, Christopher A. Wray, diretor do FBI, disse que “os criminosos sempre adotaram inovações e novas tecnologias para conseguir alcançar os seus objetivos ilícitos, e é o nosso trabalho nos adaptarmos aos novos tempos, para ficarmos sempre um passo à frente deles”.

Desta forma, o FBI demonstrou, uma vez mais, que consegue derrubar redes criminosas bem estabelecidas na dark web, o que certamente poderá dissuadir outros indivíduos e organizações criminosas que procurem operar neste espaço obscuro da Internet.

Categorias

Notícias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.