Saltar para o conteúdo

Baterias mais duradouras com ajuda de inteligência artificial

Investigadores da Universidade Standard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram uma inteligência artificial que consegue determinar a vida útil de uma bateria, o que ajudará no desenvolvimento de cargas mais duradouras.

Ao contrário de outros componentes dos smartphones, as baterias continuam a ser as peças mais difíceis de desenvolver no sentido de cargas mais duradouras. No entanto, um grande salto pode agora ter sido dado por duas equipas da Universidade Standard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que trabalharam em conjunto para criar uma inteligência artificial que consegue prever a vida útil de uma bateria com um grande grau de exatidão.

Atualmente, para os fabricantes de componentes electrónicos determinarem a vida útil de uma bateria, necessitam de realizar muitos testes, envolvendo sempre a carga e recarga dos dispositivos sob diferentes condições de utilização nos equipamentos em que se integram. Basicamente, é recarregar e gastar a bateria até ao fim. Daí, esta nova inteligência artificial poder vir a ser muito útil, cortando em muito esses testes para a criação de baterias melhores logo a partir do “desenho”.

O algoritmo da inteligência artificial desenvolvida pelos investigadores consegue prever, através do uso de machine learning, quantos ciclos dura uma determinada bateria sem a necessidade de testes repetitivos, como acontecia até agora. Já num futuro bem próximo podemos esperar baterias mais duradouras nas nossas casas, para que a experiência de uso dos mais diversos dispositivos seja incrivelmente melhorada.

Os criadores deste método de fabricação de baterias acreditam que ainda será necessário a carga e recarga dos dispositivos nas fábricas ou nos laboratórios de eletrónica, mas só nos primeiros tempos. A inteligência artificial ajudará no processo de rapidez até que se descubra quais as melhores baterias para cada uso específico, dependendo também dos aparelhos a que as mesmas se destinam.

Categorias

IA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.