Saltar para o conteúdo

MediaTek entra na concorrência do mercado 5G com novo chipset

Em meio a Computex 2019, as empresas estão trabalhando a 110%, mesmo que não esteja participando do evento. Assim, as tecnologias estão sendo anunciadas como se fossem ofertas de promoção. Enfim, dessa vez vamos discutir sobre a MediaTek, que não faltou ao compromisso e acabou inovando o mercado.

A empresa lançou o primeiro chipset móvel do mundo com um modem 5G integrado. O chipset de 7nm combina o modem Helio M70 5G da empresa com o recentemente anunciado Cortex-A77 e Mali-G77 da ARM. Isso acabou gerando um chip integrado que irá tender a economizar espaço físico dentro do telefone e duração da bateria.

O modem do chip tem uma velocidade máxima teórica de download de 4,7 Gbps e velocidade de upload de 2,5 Gbps, segundo a MediaTek. Mas em termos de comparação, ele não é tão rápido quanto o modem X55 de segunda geração da Qualcomm, este último oferece velocidades de download máximas de até 7 Gbps.

Mas vale a pena lembrar que a abordagem da MediaTek tem a vantagem de combinar tudo em um único chip. Em comparação, o modem da Qualcomm é separado dos SoCs da empresa, o que significa que ocupa mais espaço e pode extrair energia extra.

Outras informações

O fato é que ao pé da letra, o chip da MediaTek não é tão avançado quanto o modem mais recente da Qualcomm. Afinal, ele não deu pistas se pode oferecer suporte a mmWave junto com sub-6Ghz.

Porém, temos que notar que isso não deve ser um problema para os mercados primários da MediaTek no curto prazo. Pois os EUA são a única grande região que atualmente está implementando o mmWave. Caso contrário, o chip suporta 5G autônomo e não autônomo e também é compatível com redes 2G a 4G.

Por fim, é importante lembrar que a saída da Intel do negócio de telefonia 5G e outros ocorridos, a quantidade de concorrência no negócio de hardware 5G reduziu significativamente, o que acabou resultando em um certo monopólido da Qualcomm.

Assim, é bom ver que a MediaTek pode oferecer à Qualcomm alguma concorrência no espaço de 5G. A MediaTek afirmou que começará a enviar o chip para parceiros de dispositivos ainda este ano. Então é esperado que poderemos ver os primeiros dispositivos lançados com esse chip, ainda no início de 2020.

Fonte

Categorias

Android

Etiquetas

, ,

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.